domingo, janeiro 19, 2014

A Lei do Retorno e a Lei Tríplice



"Sem a ninguém prejudicar, faça o que desejar", diz a Rede Wiccana, um extenso texto que dita, em poesia, os dogmas da religião Wicca.

Para dar ênfase a esse importante dogma, outra lei é mencionada na Rede. A Lei Tríplice, ou Lei do Triplo Retorno, como alguns ainda chamam, é o maior princípio que rege qualquer ato mágico da vida de um Wiccano. Sabem eles que qualquer um de seus atos retornará em triplo para os mesmos.
A Lei Tríplice reforça ainda mais o conceito de que nenhum bruxo wiccano deve fazer com os outros aquilo que não gostaria que fizessem para ele, pois certamente retornará. Não bastando o retorno em igual intensidade, eles aceitam então o retorno triplo pelas suas ações. "Da Lei Tríplice lembrarás também; três vezes o mal, três vezes o bem."

No entanto, devemos entender o que existe por trás desse dogma e qual a diferença entre ele e a conhecida Lei do Retorno.

Primeiramente: A Lei Tríplice é um dogma da Wicca. Sim, querido leitor, a Wicca tem dogmas. Para que a Lei Tríplice exerça função em sua vida, é preciso submeter-se a ela. Em muitas tradições, esse ato [de submeter-se a lei tríplice] ocorre no momento da Iniciação do adepto, quando ele faz seus juramentos de sacerdócio - incluindo aí a aceitação dos dogmas wiccanos. A Lei Tríplice reforça ainda todo conceito de triplicidade que existe na Wicca. As três faces da Deusa [Donzela, Mãe e Anciã] e as três faces do Deus [Jovem, Homem Verde e Ancião]. Há também o traçado do círculo mágico três vezes, as três fases da Lua relacionadas à Deusa... tudo ao redor do conceito do número 3. Logo, percebemos que o número 3 é nada menos que um número sagrado de muito poder dentro da Wicca - e, por isso, este número também define um de seus maiores dogmas. A Lei.

No entanto, devemos saber que Lei Tríplice e Lei do Retorno não são a mesma coisa. Como você já leu, a Lei Tríplice pertence a Wicca. E só. Adeus (pelo menos eu, particularmente, não conheço nenhuma outra vertente que tenha este lei como dogma); a Lei do Retorno é algo correspondente a uma lei universal - existe simplesmente porque existe. Para ateus, bruxos, cristãos, satanistas, budistas e todo o resto. A Lei do Retorno é a simples lei da física chamada Lei da Ação e Reação; ou "tu és responsável por aquilo que cativas", ou, ainda, "você planta aquilo que você colhe". É o Arcano VIII, A Justiça, do Tarot.

O retorno é certo e o Universo se encarrega disso. Se você ataca alguém por pura crueldade ou vingança, sem ter razões plausíveis pra isso, esse ataque, assim como um bumerangue, vai acabar voltando pra você e te acertando a fuça. É como plantar sementes de maçã e nascer uma macieira. Natural, simples e previsível.

Ou seja, para os novatos que proferem a Lei Tríplice para qualquer um que os chamam de 'gordinho' na escola: Guarde a Lei Tríplice dentro de si. Se você acredita nela, ótimo. Isso significa que toda boa ação que partir de você, voltará três vezes mais forte. E isso é ótimo para nortear e moldar suas ações - que consequentemente moldarão seu caráter. Perante os Deuses, submeta-se a essa lei e passe a agir toda vez pensando nela. Ela não dirá sobre a vida de ninguém senão a sua.

Para os demais, deixemos o Universo, por si só, trabalhar. Deixemos que a Lei do Retorno os façam colher exatamente aquilo que eles plantam. Se é amor, que colham amor; mas se é mal, que colham o mal. 

Já para vocês: Amor, amor e amor.


Evan Kunagnos

11 comentários :

  1. Eu prefiro chamar de Lei da Atração, que está intimamente vinculada com a intenção e a consciência da pessoa. "Semelhante atrai semelhante".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, Ana. O que você deseja para os outros é o que acaba se tornando real na sua esfera pessoal.
      Obrigado pelo comentário, bênçãos!

      Excluir
    2. Verdade! Bem colocado Ana. Blessed!

      Excluir
  2. Sou Wiccan e não acredito na Lei Triplo. Na Wicca NÃO há dogmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos não na Wicca Gardneriana.

      Excluir
    2. Desculpa mas....quando vcs falam que na Wicca não tem dogmas eu fico pensando..."o que diabos vcs pensam que é um dogma???"

      Wicca é uma RELIGIÃO!!
      É claro que tem dogmas
      PRINCIPALMENTE a Gardneriana

      Excluir
    3. @Hekator Entiendo el dogma como una doctrina no interpretable e inmutable. En una religión ortopráxica y mistérica, eso no tiene cabida. Toda experiencia es interpretada de forma personal. Como he puesto en la página Facebook: http://silvercircle.es/wicca-brujeria/ortodoxia-versus-ortopraxis/

      También (en inglés): http://www.hackcraft.net/wicca/books/#ortho

      Excluir
  3. A Lei Tríplice só tem real funcionamento após a iniciação que é quando você está em um compromisso maior com os Deuses!

    ResponderExcluir
  4. Costumo dizer que as duas são a mesma coisa com interpretações diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Sobre alguns desentendimentos e erros relacionados a Wicca:

    * "A Wicca não possui listas de regras ou leis para serem
    seguidas."

    Falso ! Todos os Iniciados na Arte dos Wica, de 1957 para cá,
    tem em seus BoS uma cópia das Antigas Leis ou Ardanes.
    Isso eu até pensava que todo mundo já soubesse, desde que
    Lady Sheba já tinha publicado 162 Leis da Arte no seu Book
    of Shadows em 1971, e posteriormente Aidan Kelly no CAMI
    em 1991.

    * "A Rêde é um Dogma da Wicca."

    Falso ! A conhecida Rêde foi apresentada ao público por Doreen
    Valiente em 1964, no jantar de inauguração da revista "Pentagrama".
    Isso NUNCA fez parte da Arte dos Wica e nem da Wica, como é
    conhecida hoje. Não entendo porque isso leva o nome de "Rêde
    Wicca", porque quando inventou isso, Doreen Valiente não se
    considerava mais uma Gardneriana desde 1957. Na época do
    jantar de o Pentagrama, ela já estava trabalhando com Robert
    Cochrane.

    por: Mario Martinez

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER