quinta-feira, novembro 07, 2013

Sobre os Deuses de Prateleira


Em uma consulta rápida no oráculo Google encontramos inúmeros feitiços 'receita-de-bolo', a maioria deles conta com a invocação de uma divindade – em feitiços de amor, Afrodite; trabalhos mágicos em geral, Hekate; para disputas, Ares; e até para concursos públicos, Atena.

Não estou criticando feitiços prontos, meu Livro das Sombras está cheio deles, minha crítica é como os deuses são tratados por aqueles que utilizam destes feitiços. No exemplo acima, se você já cultua o panteão grego, não vejo problemas, mas se não trabalha com essas divindades, ai está o problema.

Deuses não são temperos guardados numa prateleira que você usa para intensificar seus feitiços e depois guarda até a próxima vez que precisar deles.

Então, invoque deuses com que já tem proximidade e presta homenagem. Do contrário, realizado o feitiço, oferte oferendas à divindade em agradecimento. Acenda uma vela na cor apropriada, queime incensos....Os deuses não precisam de nossas oferendas, mas lembrar deles é um sinal de respeito bem apreciado.

Como texto complementar, 
indico a leitura de Deus disso, deus daquilo
no Diannus do Nemi

Por fim, no ultimo 'Rádio Bruxaria Hipster' surgiu uma duvida de um dos leitores, onde ele nos perguntou se era possível quebrar um voto.
Bem, Travanás salientou a importância do voto como um elo e que ele perde o sentido se você para de viver sua fé. Eu fui um pouco mais intransigente, e disse que se você está pensando em fazer um voto já com a possibilidade de quebra-lo, então é melhor nem fazer!
Um bruxo, acima dos outros, deve reconhecer o poder da Palavra e por isso não lhe faltar com o que foi dito. Mais um reflexo do pensamento cristão é ver os deuses como os santos católicos e os votos como promessas. Um voto não deve ser feito em um momento de aperto - como Travanás muito bem lembrou - ele deve ser feito de cabeça fria, como forma de devoção.
Um voto não é subir uma escadaria de joelhos caso passe no concurso. O voto é um pacto entre você e o deus ao qual você dedicou.
Obviamente, um pouco de discernimento é sempre bom! Não faz sentido fazer um voto de não comer carne para um deus da caça; um voto de castidade faz mais sentido para Héstia que para Afrodite; e um voto de paz à um deus de guerra...bem, acho que entenderam onde quero chegar, certo?


Hekator

2 comentários :

  1. Gostaria de ver mais feitiços, encantamentos e trabalhos mágicos em geral do seu livro das sombras..

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver mais feitiços, encantamentos e trabalhos mágicos em geral do seu livro das sombras..

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER