terça-feira, novembro 19, 2013

Certo? Errado?... Aceitável



Creio que a maioria já deve ter ouvido falar da tão famigerada "Lei Tríplice", certo? Pois bem, no post "Por
um caminho diferente da Wicca" falei de vários aspectos (divindades, altar, práticas...), neste post continuarei com o tema Ética.

Ética


Reproduzindo o dito mais difundido, a Lei Tríplice diz que tudo que você fizer voltará multiplicado por três.
Wiccans acreditam nisso, a maioria dos pagãos e neopagãos não. Há quem acredite que a Lei Tríplice só funcione com wiccans, para mim, particularmente, ela não faz muito sentido. Acreditar ou não nela é decisão sua, mas acreditando ou não, basta não ser arrogante em suas crenças e tentar enfia-las garganta à baixo nos outros, como muitas vezes eu ouvi - "Você pode não acreditar na Lei Tríplice, mas ela funciona para todo mundo" - estranhamente parecido com uma frase igualmente arrogante: "Você pode não acreditar, mas Jeovah é o único Deus".

No antigo Egito, acreditava-se que, no julgamento da alma, seu coração era posto em uma balança e se ele fosse mais pesado que a Pena de Maat, você seria entrega à Devoradora. No karma, todos os seus pecados serão pagos...nas próximas vidas. E claro, há a crença entre inferno e paraíso - extremamente maniqueísta - onde a alma receberia recompensa ou punição eternas com base nas suas ações na vida terrena. A maioria dos neopagãos prefere resumir todos esses conceitos em uma lei básica da natureza: ação e reação. Considero ser um ponto de vista interessante, onde a pessoa assume a consequência de seus atos sem intermédios.

Acredite no que quiser acreditar, mas como autor deste texto, me vejo do direito de dar minha opinião.

A Justiça - Ansata Tarot
Na balança, um coração e a Pena de Maat
Procuro fugir ao máximo da visão maniqueísta. Bem e mal, certo e errado, são conceitos relativos, demasiadamente mutáveis. Gosto de acreditar que a humanidade caminha para finalmente alcançar um conceito comum, mas até lá...
Seja pela Lei Tríplice, pela Pesagem do Coração, por sua próxima encarnação ou sua vida no mundo espiritual, sempre há um interesse egoísta envolvendo suas decisões. Meu conselho é que você deve fazer o certo por ser o certo e não para chegar ao paraíso, ou receber o bem que você fez três vezes mais, nem mesmo para uma próxima encarnação confortável. Não fazer o mal, simplesmente por ser errado e não por medo de uma punição eterna, ou um acero de contas, ou por ter que se justificar para algum deus depois.

Claro, falar é mais fácil que fazer. Como eu já disse, os conceitos de bem e mal, certo e errado são relativos. Mas vamos tentar explorar juntos alguns pontos válidos que um suposto "código de ética".

Bem, para começar, já que vivemos em sociedade, acho válido ser um cumpridor das leis civis. Claro, com discernimento! Teocracias e ditaduras são exemplos de quando as leis civis não são passiveis de 'respeito', mas de modo geral, no que diz respeito à convivência - como roubo, sequestro e crimes do gênero, cumpri-las te faz um bom cidadão e consequentemente uma boa pessoa.

Paganismo é demasiado plural, mas há algumas condutas recorrentes que podemos obedecer, como respeitar e tratar seu hóspede como um deus; nunca faltar com a palavra dada e o respeito aos deuses e o que lhes é sagrado.

Estude, se tem preferencia por algum panteão, ele provavelmente já terá algumas regras de conduta estabelecidas, leia-as. interprete-as, traga-as para sua realidade. Eu, particularmente, venero os deuses do panteão grego, então deixo aqui algumas regras que gosto de seguir:

PRINCÍPIOS DE SÓLON:
01: Confie mais em um bom caráter do que em promessas.
02: Não fale falsamente.
03: Faça coisas boas.
04: Não seja precipitado em fazer amigos, mas não os abandone uma vez feitos.
05: Aprenda a obedecer antes de comandar.
06: Quando der conselho, não recomende o que é mais agradável e sim o que é mais útil.
O Julgamento -
Tarô Universal de Waite

07: Faça da razão o seu comandante supremo.
08: Não se associe com pessoas que fazem coisas ruins.
09: Honre os Deuses.
10: Tenha consideração por seus antepassados.

MÁXIMAS DÉLFICAS PRINCIPAIS
:
Conhece a ti mesmo.
Nada em excesso.
Ajude os amigos.
Controle sua raiva.
Afaste-se de atos injustos.
Reconheça coisas sagradas.
Continue aprendendo.
Louve a virtude.
Evite os inimigos.
Cultive os parentes.
Compadece-te dos suplicantes.
Efetue o seu limite.
Quando errar, se arrependa.
Considere o tempo.
Cultue o divino.
Aceite a velhice.

Principios de Solon e Máximas Délficas tiradas do site RHB


Não concorda com os pontos? Então sejamos ainda mais lentos. Em vez de tentar escrever um código de leis e condutas, que tal se firmar em três pontos básicos, comuns na antiguidade e que hoje se perderam? Uma boa maneira de estabelecer uma conexão com os deuses antigos, não acha?
Vou dizer como eu comecei, use de base para você criar o seu:


Rascunhei esse triangulo no meu Livro das Sombras (os símbolos eu usei aleatoriamente). Fiz de um modo que ele fosse fechar-se em si - se você falha em seguir uma, você falhou com as outras duas. Vou explicar:

O primeiro, "respeito aos deuses e o que lhes é sagrado", não é muito complicado. Falei um pouco disso no 'Sobre os deuses de prateleira', mas creio que só a pratica vai ensinar isso, sua conexão com os deuses vai ditar seu relacionamento, então monte um altar, compre incensos e vinho e faça oferendas.

O segundo, "A Palavra é sagrada". Um bruxo, acima de todos, deveria reconhecer o poder que tem as palavras. Hoje a escrita (assinada, carimbada e registrada) vale mais, mas outrora a palavra tinha força. Quão raro não é, hoje, encontrar alguém que leva a sério a palavra dada? Não é belo em um filme de época ou uma série um personagem honrado que sempre cumpre com suas promessas, não importa as consequências? Poise, isso vai alem da honra, nos outros planos não é um contrato registrado em cartório que vale, e sim a palavra dada. Mostre seu respeito com o poder do verbo, sempre cumpra suas promessas, e exite, pense e repense antes de falar "...dou minha palavra que...". Cada promessa é um voto - também falei sobre os votos 'Sobre os deuses de prateleira'.

Por fim, "O Convidado é divino". Alguém aqui lê a série Cronicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin? Nem tanto na série, mas nos livros é bem clara a relação entre anfitrião e convidado. Ao comer do sal e beber do vinho da casa, ele se torna uma convidado, sendo assim um protegido, quem faltar com isso está sujeito à punição dos deuses (os Antigos e os Novos). Mas isso não está preso à realidade ficcional de Martin, ele respeito ao convidado ainda é muito forte no hinduísmo, e na Grécia antiga, a Xenia¹ era igualmente vivo - e hoje, Reconstrutivistas Helênicos tentam seguir a regra.
Isso vai além de um respeito mutuo entre convidado e anfitrião, é uma prova sutil de que você, neopagão, pode reconhecer o divino nos outros, em cada um de seus hospedes. Igualmente, se você recebe seu convidado como um deus, e ele vê seu anfitrião também como um deus, vemos a mudança de caráter de seu lar. Agora ele é um templo, morada do divino. A linha que separa o divino do profano é (ou deveria ser) muito tênue para um bruxo, o respeito para com o próprio lar deve ser sempre observado, algo que deve ser resgatado.

E como comentário final, deixo o seguinte manifesto. Vejo uma preocupação exagerada dos bruxos contemporâneos em relação à opinião publica. Sim, é importante desmentir a maneira deturpada como os bruxos foram pintados, mas por favor! Não falhem com si mesmos e a Arte. Como eu disse acima, faça o certo por ser certo e não pra te verem como a "bruxa boa" de Oz.

Foda-se a opinião publica. A bruxaria é, foi e sempre deve ser marginal.

A vida não é harmoniosa! A natureza tem o doce e o amargo. Todos os dias as criaturas lutam por sua sobrevivência, você mesmo vive sacrificando vidas, lembre-se disso enquanto almoça, pense na vida vegetal e animal que lhe foi sacrificada. A vida é cheia de conflitos, mesmo entre os Deuses. Os conflitos nos fazem mais forte, com eles podemos aprender melhor sobre nós mesmo. "Não prejudique ninguém", "ame seus inimigos", são belas ideologias cristãs que nem mesmo os cristãos cumprem. Amigos são amados e ajudados - inimigos são combatidos.




1 - Amizade convidativa, hospitalidade. O anfitrião e o hóspede/convidado são unidos por concordâncias especiais de amizade, proteção e reciprocidade. Tal relacionamento não é muito diferente do relacionamento entre um cultuador e um Deus.



8 comentários :

  1. Hekator,aproveitando esse tema,gostaria que se puder me esclareça uma dúvida que esta me deixando intrigado a algum tempo.
    Estava estudando um pouco sobre a bruxaria e a Wicca e então encontrei algumas coisas referentes ao Deus Cornífero,e recentemente também encontrei um texto sobre Pã,mas o que realmente me preocupou foi que durante uma leitura de tarot que ouvi foi dito o seguinte termo "A carta é o diabo,Cernus.." sendo que no Tarot de Marselha encontrei a associação de Pã com a carta do diabo,minha dúvida é,Pã e Cornifero são representações do mesmo Deus? E porque a associação com a figura maligna do Diabo? Só gostaria que esclarecesse pois eu não tinha uma ideia maligna da bruxaria e da Wicca mas agora não tenho muita certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÉEEEEH, vamos por partes.
      Coincidentemente ou não, escrevi um texto sobre Pã, vou posta-lo em breve.
      Se você leu meus textos anteriores, sabe que eu não sou Wiccano, logo, não acredito n'O Deus Cornifero'... mas eu acredito em Pã, então falarei dele.

      -
      Em primeiro lugar, onde vc leu que a carta O Diabo é negativa?
      Não necessariamente. Esta carta fala de uma aparência enganosa, de uma paixão avassaladora, e mesmo de uma demasiada dependência do material e carnal...mas ela não chega a ser negativa não.
      Repare que o Tarot de Marselha possui desenhos mais "medievais"...O Papa, A Papisa, O imperador e a Imperatriz, O Louco (semelhante ao bobo da corte)...e o Diabo

      O diabo é uma crença biblica, ou seja, ela pertence à judeus, islâmicos e cristãos. A Wicca é pagã, então como poderia ter um diabo na Wicca? Não faria sentido, não é mesmo?

      Em muitos tarôs feitos por bruxos ou neopagãos (como o Tarô das Bruxas de Reed, e o Druidcard Tarot) a carta O Diabo é substituida pela carta O Cornifero e Kernnunnos, respectivamente.
      Isso pq é de crença geral que a igreja usou da imagem desses deuses pagãos (como Pã e kernnunnos) para pintar o diabo, demonizando os deuses pagãos.

      Então, a figura maligna do Diabo é algo exclusiva da visão CRISTÃ. Não existe diabo na Wicca ou no Paganismo

      --
      Leia tbm: http://www.diannusdonemi.com.br/2013/03/o-deus-pa-visto-por-um-cristao.html

      Excluir
  2. Obrigado Hekator,desculpe se alguma coisa pareceu ofensiva,não foi minha intensão só queria entender melhor essa carta e pã e todo o restante,qualquer outra dúvida estarei aqui perguntando!

    ResponderExcluir
  3. Hekator,não querendo abusar do seu auxilio,mas gostaria de lhe fazer um convite,eu e um amigo temos um canal iniciante no youtube,e temos um projeto de uma espécie de "Entrevista" ou programa que aborda o tema Paganismo e Bruxaria,gostariamos de saber se você aceitaria o convite para participar já que conhece o assunto melhor que eu (que ainda estou estudando o assunto) se estiver interessado,só deixe a resposta aqui mesmo.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem... em primeiro lugar, agradeço pelo convite, fico honrado.
      Gravaria sim, mas só em áudio. Não gosto nenhum pouco de mostrar meu rosto nas redes sociais.
      Se lhe bastar, posso gravar sim, se não, eu indico os outros membros do Bruxaria Hipster, bem provável que algum deles tope

      Excluir
  4. É unicamente um Podcast,só iremos realizar o registro de áudio mesmo porque meus amigos também preferem a discrição,até agora não temos nada confirmado,mas se formos realmente realizar o Podcast iremos avisa-lo,continuarei informando por aqui mesmo.
    Obrigado pelo seu tempo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!
    Não sou pagã, sou budista (por enquanto, rs) mas gosto muito da página e acompanho. Tive uma criação cristão (mesmo sem meus pais irem a igreja) alguns temas são bem difíceis para mim, como o sexo e essa percepção de certo e errado. Porém, quanto mais eu analiso as coisas, mais sinto que meu coração se acalma... Embora meu sangue ainda ferva com certas notícias, mas acho que também é importante não se conformar com certar coisas. E não conformidade não significa violência ou falta de educação, como eu me canso de ver nas redes sociais,,, De fato, as pessoas fazem o bem pensando mais na própria satisfação e bem-estar do que em ajudar o próximo de fato...
    E adorei as "regras", acho que podem ser aplicadas a qualquer um (mesmo com adaptações). Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Hekator não quero ficar incomodando-o,tenho algumas noticias sobre o Podcast,aparentemente ele esta em bom andamento,só gostaria de saber qual seria o melhor dia pra você pra realizarmos a gravação,e se puder fornecer um e-mail ou outro método de contato para que eu não fique ocupando espaço demais nos comentários do blog eu agradeço.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER