sábado, novembro 23, 2013

A relação entre as ervas e os planetas




A maioria dos bruxos gosta de usar ervas em seus rituais e feitiços. No entanto, não são todos que sabem que cada erva é mais individual do que parece. O que isso significa?
Significa que cada plantinha mágica que colhemos ou compramos possui características próprias, como fossem pessoas. Afinal, as plantas não deixam de serem vivas e conscientes de tudo que acontece ao seu redor.

Um fenômeno interessante, e já reportado há muito, muuuito tempo por Paracelso, em seu livro "As Plantas Mágicas: Botânica Oculta", é que existe uma correspondência entre cada erva e um planeta, fator que influencia diretamente em suas propriedades e funções.


Neste estudo, Paracelso afirma que cada erva é regida particularmente por um planeta de influência astrológica, como Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Ou seja, cada planeta é dotado de certos atributos que incidem diretamente nas ervas e plantas de sua regência. Por exemplo, ervas regidas por Vênus possuem uma característica em comum: o aroma doce. Isso significa que a maioria das ervas e plantas regidas pelo planeta Vênus possuirão esse atributo. Logo, fazendo uma associação entre esse fator astrológico à egrégora que ele atrai, construímos outra ponte de ligação - se a energia de Vênus é geralmente relacionada ao amor, então essas ervas de aroma doce regidas por Vênus possuirão efeitos mágicos que condizem com este fim.
Por outro lado, plantas regidas por Saturno geralmente são venenosas e nada "amigáveis". Assim já sabemos que a Belladonna, a famosa planta das bruxas na Idade Média, que encantava e matava aos montes, é uma poderosa erva regida pelo planeta Saturno.

Assim fazemos fáceis associações, que acabam nos ajudando bastante na hora de utilizar essas dádivas em nossos rituais e feitiços - a essa altura, você já entendeu que buscar o efeito de uma rosa-vermelha numa sexta-feira parece muito mais eficaz, certo?

Eu poderia postar uma tabela logo abaixo, fazendo a relação entre centenas de ervas e planetas, mas seria muito superficial, então vou fazer melhor. A cada semana eu vou trazer um post dedicado às ervas regidas por um determinado planeta, explicando assim suas características principais, seu uso mais comum e outras informações úteis para o seu uso na Magia e na Fitoterapia.

Espero que estejam gostando, até semana que vem!


Evan Kunagnos











2 comentários :

 
Copyright © 2014 BRUXARIA HIPSTER